Férias escolares - Atividades em dia....

Postado por em 14/01/2016

Férias escolares – Atividades em dias de chuva

 

Infelizmente, nem sempre temos como sair de casa com as crianças para brincarmos lá fora. Pode ser em razão da chuva, da necessidade de arrumarmos a casa enquanto ficamos de olho nos menores, por ser um dia chuvoso, dentre tantos outros motivos.

 

Não importa a razão para ficar dentro de casa… o que importa é que haja diversão!

 

Neste post vou te dar algumas ideias para distrair de forma gostosa as crianças dentro de casa!

 

1. Acampamento – Não é preciso um gramado para se acampar! Ao estender um lençol ou uma grande toalha sobre a mesa da sala ou algumas cadeiras posicionadas lado a lado você terá uma grande tenda e fará a alegria da criançada!

2. Caça ao tesouro – Espalhe moedas, chocolate, balas ou qualquer outro tesouro ao longo da casa. Se as crianças já souberem ler, esconda tudo em um só lugar (“baú”) e ao longo da caçada elas podem ir achando dicas/pistas que levam umas às outras até acharem o verdadeiro tesouro!

3. Lego – Construa uma torre, um castelo, um forte!

4. Quebra cabeça 

5. Batata quente – Essa é das “antigas”! Quem nunca brincou? E pra ficar mais lúdico ainda, use uma batata de verdade!!

6. Desenhar – use a aquarela caseira que já ensinamos a fazer aqui no blog! Assim você garante a distração desde o início, com uma verdadeira “experiência maluca”! Só não se esqueça de que ela precisa de um tempo para secar antes de ser utilizada! Você também pode deixá-los usar a criatividade com colagem de revistas e gravurar diversas!

7. Massinha caseira – prática, simples e de poucos ingredientes, com ela a criançada se diverte do início ao fim! A receita você confere aqui.

8. Explorando a natureza – A tecnologia pode ser uma grande e eficaz aliada quando utilizada corretamente e com moderação. Aproveite para pesquisar com as crianças todos os bichinhos e plantinhas que vocês encontraram em sua exploração lá fora!

9. Diário do explorador – incentive as crianças a desenharem e, se for o caso, conforme a idade, escreverem sobre suas novas descobertas, formando uma espécie de relatório/diário.

10. Cozinhar – Alie o útil ao agradável, e coloque a criançada para cozinhar o bolo do lanche da tarde com você! São várias opções! Que tal o tradicional bolo de fubá, um diferente bolo mesclado, um bolo de chocolate nutritivo, um colorido bolo arco íris, um bolo de laranja molhadinho, um delicioso bolo de cenoura com calda de chocolate, o clássico bolo nega maluca, cookies, cupcakes ou até mesmo um pãozinho de coco? Opção é o que não falta por aqui!

  

 

  

 

         

11. Sessão pipoca em casa – faça vários baldes de pipoca e coloque um clássico do cinema infantil para que as crianças possam descansar um pouco após tanta bagunça (e você também)!

12. Museu – estimule desde cedo a curiosidade pela arte, pelo novo, pelas descobertas dos pequenos levando-os ao museu!

13. Teatro – procure se informar sobre peças teatrais que estejam sendo apresentadas para crianças em sua cidade ou região! É um mundo lindo e impressionante para nós, quanto mais para os pequenos.

14. Cinema – o que não falta são opções na telona para rir e se divertir com as crianças!

E divirtam-se!!

 

Autora: Michelle

 

Fonte:https://amandoohoje.wordpress.com/2016/01/09/ferias-escolares-atividades-em-casa/

 

Receita de Massinha de Sal

Hoje vou lhes introduzir a mais uma massinha que pode ser feita em casa com apenas 3 ingredientes!

Além disso, não há perigo de as crianças ingerirem, pois são feitas com ingredientes que utilizamos no nosso dia a dia na cozinha. Mas acho difícil as crianças se interessarem em sua ingestão, por ser muito salgada! Minha “Magali” mesmo quis experimentar e apesar de ter adorado brincar com essa massinha, odiou o seu sabor! rs Que bom! Sobra mais pra brincadeira!

 

Ingredientes:

 

* 2 xícaras de farinha de trigo

* 1 xícara de sal

* 3/4 xícara de água (aproximadamente)

* Corantes alimentícios (opcional)

 

                                

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos em uma vasilha e aos poucos adicione água, até que consiga misturar tudo de forma homogênea, sem, no entanto, que fique muito mole e pegajosa. E pronto! Simples assim!

Se quiser, separe a massa em várias partes e adicione aos poucos corante alimentício (da cor que preferir) até que fique na cor desejada. Lembrando apenas que como você estará inserindo mais líquido na receita, possivelmente será preciso adicionar um pouquinho mais de farinha.

Dica: Essas massinhas podem ser assadas no forno, em fogo baixo (cerca de 120°C por 1 a 2 horas, dependendo da espessura), e até mesmo pintadas após esfriarem!

 

Fonte:https://amandoohoje.wordpress.com/2015/12/19/massinha-de-sal/

 

 

paisagem