Gato de Botas

O projeto Gato de Botas é uma parceria entre FAMERP (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, criada em 28-09-2000. Atende e avalia crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem.

 

CRITÉRIOS DE ENCAMINHAMENTOS:

* Crianças matriculadas na rede pública municipal e estadual (ensino fundamental) de São José do Rio Preto, que apresentam dificuldades de leitura escrita e matemática, que tenham esgotados todas as possibilidades pedagógicas na escola*


AVALIAÇÃO:

* Avaliação Multidisciplinar nas áreas de: Neurologia, Psiquiatria, Neuropsicologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicopedagogia. *


INCLUSÃO:

* Após avaliação, concluí-se uma HIPÓTESE DIAGNÓSTICA com visão global para o aprendizado, incluindo a criança no processo de intervenção nas áreas de exigência do seu diagnóstico *


Objetivos do Projeto Gato de Botas

Como critério para encaminhamento, as escolas têm que ter esgotado todas as possibilidades pedagógicas, utilizando-se de estratégias diversificadas, e só então permanecendo as dificuldades, será feito o encaminhamento.

Toda criança encaminhada, é avaliada em todas as áreas para se obter uma Hipótese Diagnóstica,como um Estudo de Caso. 

Os objetivos do projeto são:

1. Diagnosticar e tratar crianças do Ensino Fundamental, encaminhadas com queixa de Dificuldades de Aprendizagem.

2. Atuar na formação de profissionais das diversas áreas envolvidas, oferecendo estágio supervisionado, quando estes forem compatíveis com as necessidades do projeto.

3. Conscientizar as instâncias educacionais sobre a avaliação e o atendimento para crianças com distúrbios de aprendizagem.

4. Oferecer suporte pedagógico, instruindo e orientando os professores, coordenadores e diretores de escolas que as crianças frequentam.

5. Apoiar e orientar os familiares sobre as necessidades dos seus filhos.

6. Apoiar e contribuir com os programas de inclusão amparados por lei, implantados pela Diretoria Estadual de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

7. Integrar e contribuir com o Departamento de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, através da Equipe Interdisciplinar.

8. Oferecer cursos, simpósios, jornadas e palestras sobre Distúrbios de Aprendizagem contribuindo para a formação e informação dos profissionais da área da Saúde e Educação.

9. Contribuir com a Pesquisa Científica através da criação do núcleo Científico com estudos abordando: as áreas da saúde e educação, revelando novas estratégias para o tratamento, garantindo a aprendizagem para as crianças com os diversos diagnósticos.

10. Oferecer atividades complementares para as crianças nas áreas de esporte, música e artes, integrando o trabalho das áreas específicas, despertando novas habilidades.

11. Trabalhar em parceria com as faculdades locais contribuindo para a formação de profissionais e a participação das mesmas nos projetos sociais para a comunidade.

 

 

 

 

 

             

 

Equipe:

O Projeto Gato de Botas conta com uma equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas:

- Neurologia                           - Neuropsicologia

- Terapia Ocupacional              - Pedagogia 

- Psicologia                            - Profissionais de Educação Física e Artes

- Fonoaudiologa                                     


Contato: 

Telefone: (17) 3235-3485

Site: http://www.projetogatodebotas.org.br/

 

paisagem