"As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito." Chico Xavier        

CAPS

Percebi na internet que alguns professores querem ajudar seus alunos que apresentam sintomas de algum tipo de Transtorno e não sabem como fazê-lo. No Brasil existem os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), abaixo peguei uma das definições que existem na internet e que achei que descreve com clareza o que vem a ser. Apesar de o meu filho ser "assistido" por psicóloga e psiquiatra, tenho dificuldade para pagá-los, por isso fui visitar o CAPS de São José do Rio Preto. Eu liguei antes porque o CAPS que você será atendido depende do bairro que você mora. Foi agendada uma data para entrevista com a Assistente Social, fui bem recebida e fiz uma entrevista. Ela fez muitas perguntas e anotava em um papel. O próximo passo seria uma entrevista com um dos profissionais, acho que a terapeuta ocupacional. Eu acabei não voltando para a segunda fase, pois acho que a terapia ocupacional não ajudaria muito meu filho, pois eu o coloquei na aula de música (Projeto Guri - gratuito) e o psiquiatra ele já tem acompanhamento. O CAPS de São José do Rio Preto que eu fui entrevistada foi oferecido para meu filho dois profissionais: o terapeuta e  psiquiatra, não sei se em outras cidades ou Estados outros profissionais como psicólogos, psicopedagogos, etc são oferecidos. Eu tentei achar na internet a informação de quais Estados brasileiros tem CAPS, mas não consegui. Sei que tem em São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Assim que conseguir informação, repassarei a vocês. Mas liguem na Prefeitura de sua cidade para se informar. 

Nos sites que falam dos CAPS de Rio Preto, falam de equipe multidisciplinar, então não sei se o CAPS que eu fui era o único que oferecia dois tipos de profissionais ou se no caso do problema do meu filho os profissionais oferecidos eram esses. É preciso ligar e se informar. 

 

O QUE É UM CAPS?

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Fonte: http://capsqueimadas-pb.blogspot.com.br/2008/07/caps-oque.html

 

Abaixo definição de CAPS pela Prefeitura do Rio de Janeiro e site onde informa os endereços e telefones:

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

 Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O serviço é diferenciado para o público infanto-juvenil, até os 17 anos de idade, através do CAPSi, e para pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas pelo CAPSad.

 

O encaminhamento para os CAPS pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.

 

Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Algumas unidades possuem também acolhimento noturno, durante os sete dias da semana.

 

A Prefeitura do Rio conta com 13 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), 4 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPSad) e 7 Centros de Atenção Psicossociais infantis (CAPSi), totalizando 24 unidades especializadas próprias. Outras 3 das redes estadual e federal completam a rede de 27 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.

 

Endereços e fones dos CAPS do Rio de Janeiro: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps

Endereços e telefones dos CAPS na capital, São Paulo:

http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/areas-tecnicas-da-sessp/saude-mental/enderecos-dos-centros-de-atencao-psicossocial-caps-do-estado-de-sao-paulo

Endereços do CAPS de São José do Rio Preto:

Em Rio Preto os CAPS são separados entre adultos e crianças. Abaixo endereço e telefone do CAPS para adultos:

http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/orgaos;jsessionid=3943ac8e5a3d4b852e2913ec35e4fe3301cde831fc567e4283926d2aaad47f5a.e34Sc3iPbxaSby0QbhmMc3iOb3f0?op=instituicaoForm¶m=910&unidadeForm=false&mostraUnidades=false&filter=0&orderBy=0&coEstruturaPaiVertical=91

Endereço e telefone do CAP para criança em Rio Preto:

http://gestao.saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/modules/mastop_publish/?tac=USDSI_CAPS_Cria_Cent

Endereço de alguns CAPS nas cidades do Estado de São Paulo:

http://www.marianaterapeutaocupacional.com/duvidas-frequentes/www/centros-de-atencao-psicossocial-em-sao-paulo/

 

paisagem