O CRAS pode ajudá-lo.

Nome: Fátima Apª Guil – CRESS 47402/9ª região. Mini currículo: Formação em Letras e Serviço Social, atua como Assistente Social na Unidade Descentralizada da Assistência Social do Bairro Altoe como Coordenadora do Programa de Medidas Socioeducativas em meio aberto, desenvolvido pela Comunidade Espírita Cairbar Schutel/Núcleo Assistencial Espírita Édo Mariani, ambos no município de Matão-SP. 

marcador O que é o CRAS ?

CRAS é a sigla que significa CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e é o equipamento da assistencial social destinado a oferecer à população os serviços de proteção social básica. É a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A proteção básica se destina à população que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos –relacionais e de pertencimento social, discriminações de gênero, étnicas e outras situações que afetam sua qualidade de vida e desenvolvimento.  

marcador Qual o objetivo do CRAS?

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ou seja, tanto a situação de ausência de renda, quanto a ausência de pertencimento social leva indivíduos e famílias a situações vulneráveis e de riscos, que podem ser sanados através da proteção social básica ofertada pelo CRAS.  

marcador Todas os municípios  tem CRAS ?

Sim, todos os municípios tem pelo menos um CRAS. A quantidade é definida peloporte do município, por exemplo: Pequeno Porte I - até 20 mil habitantes- 01 CRAS; Médio Porte – até 100 mil habitantes – 02 CRAS, isto como exigência da legislação e com financiamento do Governo Federal, podendo o município criar outros se considerar necessário, com recursos próprios. Conforme a Políticade Assistência Social de cada município pode haver  também Unidades Descentralizadas de Atendimento da Assistência Social, que possuem estrutura física e de recursos humanos próxima ao que é exigido para um CRAS e também oferecem serviços  de proteção social básica. No caso de Matão-SP, atualmente temos 06 CRAS. Em todo o país já são mais de 8 mil CRAS instalados. No link abaixo você encontrará relação dos CRAS em todo Estado de São Paulo:  http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/864.pdf    

marcador Quais as atividades o CRAS de Matão-SP oferece ?

As atividades oferecidas podem variar de um CRAS para outro, mas em sua maioria todos ofertam serviços como:  Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família-PAIF-com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Isto se traduz em acompanhamento às famílias seja de forma individual ou grupal, com atendimentos no CRAS e/ou no domicílio, conforme demanda apresentada. Os grupos podem reunir indivíduos com demanda em comum, como por exemplo, Grupo de Mulheres Vítimas de Violência, Grupo de Mulheres comnecessidade de empoderamento e desenvolvimento de potencialidades para o mundo do Trabalho, Grupo de Familiares de Dependentes de Substâncias psicoativas e/ou outras dependências ou transtornos, etc... Cada CRAS, conforme demanda e disponibilidade define qual grupo deve ser ofertado. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-  São atividades grupais com caráter preventivo e proativo que visam garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Utiliza-se de técnicas diversas e destinam-se a grupos por faixa etária:crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.  No CRAS os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.  

marcador Quem tiver interesse em participar de alguma atividade do CRAS, o que deve fazer?

Temos sempre de nos lembrar de que cada indivíduo, assim como cada família é única, em suas potencialidades e vulnerabilidades e desta forma a melhor forma de acesso a qualquer atividade em um CRAS é solicitar atendimento pelo Assistente Social, que realizará o estudo social e conforme demanda apresentada e serviço disponível o encaminhará não só ao que é ofertado no próprio local, mas também para outros serviços existentes do município.  
paisagem