O que é equoterapia e os seus benefícios.

Nome: é Luciana Renata Zanin Formação: pedagoga, psicopedagoga, especialista em equoterapia, com curso do PAEDA (programa de atendimento equoterápico nos distúrbios de aprendizagem). Curso psicologia no 2° ano. Telefones: (17) 991994534/ 997874547. 

marcador 1. O que é Equoterapia?

É um método terapêutico, educacional e esportivo que utiliza os movimentos tridimensionais do cavalo como uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e ou com necessidades especiais, sendo portanto reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina.

marcador 2. Qual é o papel do cavalo e a importância do mesmo na terapia?

O Cavalo é o co-terapeuta escolhido por motivos: Psicológicos e Físicos:   Por ser um animal dócil, de porte e força que se deixa montar; Por criar um vínculo afetivo entre o praticante e o cavalo; O cavalo possui movimentos tridimensionais, que se assemelham ao andar humano, levando impulsos ao cérebro, fazendo com que haja uma resposta do praticante para manter o equilíbrio, proporcionando assim uma melhora motora, física e mental.   

marcador 3. Como é realizada essa atividade?

É uma atividade realizada ao ar livre; Contato direto com a natureza; Atividade lúdica e prazerosa; Estimula a aprendizagem, memorização, coordenação, concentração, inteligencia emocional, atenção, segurança, autoconfiança, equilíbrio, boa postura, tornando o praticante um participante ativo do seu processo de reabilitação, reeducação e educação; Aumenta a qualidade de vida do praticante e ajuda também aos cuidadores e familiares; Promove a inserção do praticante dependendo do caso nas atividades equestres e paraequestres.

marcador 4. Quem a Equoterapia pode beneficiar?

A Equoterapia pode beneficiar pessoas com necessidades especiais (paralisia cerebral, síndrome de down, traumatismos crânio-encefálico e raqui-medular), disfunções osteomusculares; Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, relacionamento social e hiperatividade; Pessoas sujeitas a condições de stress e insônia ou sintomas de depressão e baixo nível de autoestima; Crianças ou adultos "padrão" (sem necessidades especiais ou deficiências) para iniciar atividade equestre como o hipismo e outras modalidades dentro das atividades equestres como volteio, tambor, laço, etc.

marcador 5. Quais são os benefícios?

Socialmente a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, diminuir antipatias e construir amizades.  Em projetos com abordagem multidisciplinar onde o contato com a escola, família e outras terapias acontecem com maior frequência, a equoterapia é capaz de promover o contato maior com a realidade de cada criança em suas limitações e superações. O feedback acontecendo durante o período de tratamento, esclarece muitas dúvidas e também se ajusta com as informações que recebe de outras fontes interligadas.

marcador 6. Qual a sua função como pedagoga e psicopedagoga?

Estimular as habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem. Atenção, memória, percepção, linguagem oral, raciocínio, noção espacial, temporal, lateralidade, imagem e esquema corporal, desenvolvimento emocional, inteligencia emocional, conhecimento de si mesmo. Com estratégias que podem ocorrer em liberdade, condução terapêutica, manejo, encilhamento, montaria sem autonomia e com autonomia, banho, escovação, alimentação entre outras.

marcador 7. Quais projetos você participa e como entrar em contato para maiores informações?

O projeto da FAPERP de equoterapia acontece em Mirassol é gratuito, pois é com parceria pela Secretária da Educação. Em São José do Rio Preto as crianças da Escola Renascer tem parceira com a Adriana Ganança pela equoterapia estância Jockey clube, os pais pagam metade e a associação paga o restante. Endereço eletrônico do jockey club: http://www.equoterapiajockeyclub.com.br/   Endereço do meu blog: http://lucianarzanin.blogspot.com.br/
paisagem